Meu nome é Vanessa Fiuza, para quem ainda não me conhece sou atualmente Coordenadora do Ramo B1 do Núcleo Irmão Bonifácio de Caxias do Sul/RS. Porém há um ano atrás eu era apenas uma GA apaixonada pelo Ramo Guia e presente em todas as atividades possíveis! Dessa forma, não poderia ter deixado de estar presente no I CIGGA, como participante, e no II CIGGA, como infra, e gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.
O Campo Itinerante de Guias e Guias Auxiliares (CIGGA) é uma atividade que está na sua terceira edição, organizado pelo FBB/RS com participação de Guias e GA's de todo o Brasil. Como o próprio nome já diz é um campo itinerante em que cada dia temos uma nova paisagem a nossa frente e um novo acampamento! Abaixo segue alguns pontos que, para mim, descrevem esta atividade:
- Merecer confiança - No início do acampamento você irá conhecer os seus companheiros não apenas de acampamento, mas companheiros de enfrentar os desafios. Confie neles e mereça a confiança deles, assim a atividade será muito mais animada e fácil de encarar.
- Ser leal e respeitar a verdade - Nesta atividade você aprender a ser leal e respeitar a verdade, porém não com os outros mas sim consigo mesmo. Você precisa respeitar a sua verdade, aprendendo os seus limites e testando-os. É um momento de se conhecer um pouco mais.
- Servir o próximo em todas as ocasiões - Cada pessoa possui o seu limite, procure respeitar isto e ajudar quem está precisando. Muitas vezes uma palavra de apoio ou uma conversa para distrair durante a caminhada já fará toda a diferença.
- Valorizar a estima e amizade - Uma das principais mágicas bandeirantismo são as incríveis amizades de todos os cantos que encontramos dentro do MB. E sabe porque estas amizades são tão verdadeiras? Pois todos os jovens que estarão nesta atividade acreditam exatamente na mesma visão de vida que você! VALORIZE ISTO.
- Ser amável e cortês - Este é um desafio! O corpo estará dolorido, a cabeça estará cansada e mesmo assim você precisa ser amável e cortês com os seus companheiros de caminhada. Muito do nosso preparo precisa ser psicológico, de manter a mente tranquila e manter o bom humor.
- Ver Deus na criação e preservar a natureza - A natureza estará por todos os lados e todo dia será uma paisagem diferente. Você precisa tirar pelo menos 5 minutos do seu dia para simplesmente olhar ao redor, apreciar a beleza que Deus construiu e respirar fundo o ar puro de toda aquela natureza.
- Saber obedecer - Aquele pessoal da INFRA passou meses organizando as atividades para você, tiveram todo o cuidado e pensaram em todos os detalhes para que o seu CIGGA ficasse marcado na memória. Ouça-os, pois muitas vezes eles darão dicas muito importantes para o bem estar da atividade.
- Enfrentar alegremente todas as dificuldades - Esta nem é necessário dizer muita coisa. Dificuldades não irão faltar nesta atividade e a diferença será a forma que você irá encará-las, se será com aquele pensamento de 'não consigo, não posso' ou se será com aquele sorriso no rosto e pensamento positivo. Uma dica: nos momentos mais difíceis, CANTE! Pode ser música bandeirante ou não, mas cantar renova as nossas energias.
- Usar os recursos com sabedoria - Esta lei iremos precisar principalmente na hora de preparar a nossa mochila, pense quais recursos serão realmente necessários e elimine o resto. Quanto menos peso você carregar mais tranquila será a sua caminhada.
- Agir, pensar e ser coerente com os valores éticos - Antes de agir sempre pense no que será melhor para o bem comum dos seus companheiros de caminhada e do bem estar da atividade.
Vanessa Fiuza
PS: Outros sobreviventes que queiram enviar seus depoimentos e comentários, favor deixar mensagem pelo facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000803909236
Nenhum comentário:
Postar um comentário