terça-feira, 10 de maio de 2011

Racistas? Imagina...

O dia da CONSCIÊNCIA NEGRA é só em novembro, mas que tal refletirmos desde já sobre as, ainda, incrivelmente vivas desigualdades mantidas em nosso país?

Os dados da reportagem http://www.cartacapital.com.br/sociedade/racistas-imagina, extraída da revista Carta Capital, são alarmantes e apontam que se nós – que nos achamos livres de preconceitos – não somos racistas, alguém muito próximo de nós o é.

image

Apavorante é pensar que este antigo preconceito gera doenças, fome, falta de acesso à educação e mortes ainda hoje. A compreensão de que a cor da pele de um indivíduo não determina seu caráter, competência, crenças ou atitudes já deveria ter sido assimilada por nossa sociedade há centenas de anos. Nos andares do século XXI, é humanamente inaceitável que as conseqüências propulsionadas por essa estúpida discriminação continuem sendo vistas como naturais.

Sejamos coerentes e esforcemo-nos para que todos os dias sejam preenchidos com mais solidariedade e com menos atos preconceituosos.

Helena Boll

Um comentário:

  1. O Brasil é um país racistas, mas que esconde isso através da hipocrisia. O negro sofre um preconceito sutil, se comparado ao que sofria no passado, mas extremamente devastador. Insconcientemente, muita gente é preconceituosa. Um exemplo bem significativo está no fato de a Jaqueline do BBB ser somente a 8ª mulher negra a pousar pra Playboy. Ninguém nega que a mulher negra é bonita, mas o inconsciente de muitos homens prefere uma mulher branca. Além disso, somente nesta década tivemos uma protagonista negra em uma novela e só há um ano atrás em uma novela das oito. E nos dois casos foi a mesma atriz: Taís Araújo - que é muito mais mulata do que negra. Nos elencons de filmes e novelas o negro geralmente tem um ou dois representantes, como se fosse uma "obrigação" colocá-los ali, para não a ver críticas. Mesmo o Brasil sendo o segundo maior país do mundo com população negra, escondemos nossos negros através desse preconceito...

    Tá mais do que na hora disso acabar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...