sábado, 30 de abril de 2011

Visita Hemisfério Ocidental

Entre os dias 14 e 19 de abril de 2011 a Federação de Bandeirantes do Brasil teve o prazer de receber uma visita oficial de dois membros do Hemisfério Ocidental: Frances Hillman de Lopez, Diretora Regional do Hemisfério Ociental, e Ana Victoria Mora Lobo, Executiva Regional .


Visando conhecer um pouco mais sobre o bandeirantismo no Brasil, identificar as necessidades do país e conhecer avanços e êxitos da FBB, compartilhar as boas práticas do Hemisfério e da Associação Mundial e fortalecer a Associação, as duas representantes tiveram uma agenda bastante cheia durante sua permanência no Brasil.


Durante os dias que permaneceram no Brasil as duas representantes estiveram envolvidas em atividades e encontros com funcionários da FBB e membros do CDN no Escritório Nacional; Reuniões virtuais - Áudio Conferência com membros da Comissão Jovem e Treinadoras Nacionais; visita ao Estado do Rio Grande do Sul com direito a encontro com o CDE, bandeirantes que participaram de eventos internacionais, vivenciar um pouco dos projetos da FBB e compartilhar ensinamentos e troca de experiência através de um treinamento para guias, GA’s, coordenação e dirigentes do Estado.


O treino no RS ocorreram nos dias 16 e 17 de abril na cidade de Caxias do Sul, na sede do Núcleo Irmão Bonifácio. Contando com cerca de 73 participantes o treino teve como temas centrais o ADVOCACY e os OBJETIVOS DO MILÊNIO.


Vanessa Fiuza

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fórum do Futuro V

A cada três anos, um novo Fórum está aí com toda alogo fórum do futuro sua grandeza para aprimorar e fazer crescer a força que é o Ramo Guia! De 17 a 23 de julho de 2011, em São Paulo, irá ocorrer o Fórum do Futuro V.


Como vocês podem observar criamos uma página especialmente para o FF-V, em que vocês poderão acompanhar todas as novidades antes, durante e após o evento!


Já está atualizado o Informativo nº 1, em que você já pode ficar sabendo de muitas informações.



LEMBRANDO QUE:


Dia 30/04 é a 1ª Data-limite de Inscrição
Quem se inscrever até esta data, paga R$20,00 de pré-inscrição e outros R$160,00 até o dia 15/06!


* a confirmação da inscrição está condicionada ao
cumprimento dos requisitos do KIT DE PREPARAÇÃO DO FF-V


Estão todos começando os preparativos para o Fórum do Futuro V?


Vanessa Fiuza

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Corrente do Bem

A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. São ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, uma gentileza de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.

A INSPIRAÇÃO: Uma história de um garoto que fez 3 boas ações se multiplicarem...

 

 

28deabrilE como vamos fazer isso?

A Corrente do Bem, no Brasil, começará com a nossa participação no Dia Mundial da Boa Ação (em inglês, Pay It Forward Day), evento anual que acontece em 30 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril.

 

E o melhor é que qualquer boa ação é bem-vinda. Vale pagar o ticket de metrô para a próxima pessoa da fila, dar o guarda-chuva que está no porta-malas do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva, ligar para um casal de amigos e oferecer para cuidar do filho pequeno deles por uma noite, fazer uma vaquinha para a creche do seu bairro, organizar uma festa para arrecadar fundos etc.

Por que passar essa ideia adiante?

1 – Porque é simples e fácil

2 – Porque girar a roda das boas ações é importante

3 – Porque é sempre gostoso causar um sorriso em alguém

4 – Porque TODO BANDEIRANTE FAZ BA!

 

Gostei, quero fazer parte! Como funciona?

Faça entre uma e três boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca. Incentive a pessoa ajudada a continuar a Corrente do Bem, também ajudando outras três pessoas. Os cartões do Dia Mundial da Boa Ação (que você pode encontrar no site da Corrente do Bem) podem ser entregues à pessoa explicando como a corrente funciona.

ba

E qual vai ser a sua BOA AÇÃO no dia 28/04?

Compartilhe conosco comentando a sua BA!

Fonte = http://www.acorrentedobem.org/

Acesse e confira mais sobre esta ação!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Carta do Cacique

A mais bela carta escrita até hoje, em Defesa ao Meio Ambiente:








Dia 19/04 - Dia do Índio




Rodrigo Ramires


Coordenador Técnico Estadual/SC

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pacote de Atividades do Centenário - 2011

O MOOT 2011 – “O Desafio é NOSSO” (Parte III)

Cada dia do evento tinha sua atividade distinta, confira abaixo:


1º dia – Oficinas: fotografia, cinema, construção (pioneria), artesanato e teatro.

2º dia: com a equipe internacional de serviço ate aMOOT I cidade de Maule, fazer o desarrollo comunitário (trabalho comunitário) em locais em que precisasse de auxilio físico (limpeza, pintura) ou emocional (oficinas, brincadeiras, jogos). Neste dia ficamos todos os 7 brasileiros juntos pois nós, como participantes tínhamos atividades diferentes todos os dias e o pessoal da equipe internacional de serviço, fazia a mesma coisa todos os dias, mas com participantes de subcampos diferentes e em cidades diferentes: Callejones, Maule, Sauzal e Palmilla, sempre ajudando a comunidade com foco nas áreas atingidas pelo terromoto e também prestando auxílio.

3º dia - El paso: jogos e brincadeiras livres.

4º dia - Excursão: uma caminhada pela comunidade de Yerbas Buenas e à noite uma festa do nosso subcampo.

5º dia – Parque de Aventuras: competição entre equipes e á noite foi o encerramento.

6º dia: desmonte de campo e saída retornando à Santiago para mais dois dias de descanso antes da volta ao Brasil.

O evento foi muito bom pelo grande aprendizado de estarmos em outra cultura, outro idioma, outra forma de acampar e conduzir um acampamento e outra forma de ser bandeirante.

Voltamos felizes, orgulhosos e encantadíssimos com a receptividade, carinho, atenção, dos chilenos que o tempo todo vinham em nosso campo para nos conhecer, tirar fotos, para trocarmos algo do Brasil, para assinarmos seu lenço ou simplesmente nos darmos alguma lembrança de seu núcleo. Queriam saber diariamente se estávamos bem, se estávamos gostando, se tínhamos entendido o sobre nosso roteiro ou se precisássemos de algo. Nos sentimos muito bem lá, fizemos muito amigos queridos, nos divertimos muito com eles e cantamos muitas músicas, o que aliás fazem o tempo todo: cantam com uma energia contagiante.

Essa vivência com certeza foi válida, será inesquecível e levaremos boas experiências aos nossos núcleos. Muito obrigada!

MOOT II

Mariella Fellini

Núcleo Anita Garibaldi – RS

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O MOOT 2011 – “O Desafio é NOSSO” (Parte II)

Havia em torno de 2000 pessoas acampadas e/ou envolvidas com o evento, dividas em 3 grupos principais:

MOOT IIII*Equipe internacional de serviço (lenço laranja), que eram os que montaram as atividades diárias e as aplicavam aos participantes;

*Equipe da infra (lenço verde) que eram os que trabalhavam na organização previa e geral do evento;

*Participantes (lenço lilás), que eram os escoteiros, bandeirantes e seus coordenadores responsáveis (lenço amarelo).

Ficamos acampados em campos, ou no caso, em subcampos. Eram 4 no total com aproximadamente 300 participantes em cada um deles. Cada subcampo levava o nome de uma personalidade importante aos chilenos. O que foi interessante, pois pudemos aprender um pouco da história do Chile através de seus representantes. A equipe de serviço ficou em outro subcampo.

O primeiro dia foi destinado apenas a montagem de campo. Como vínhamos de longe e o transporte seria complicado, recebemos todo o material de campo que para nossa surpresa era todo novo: panelas, talheres, pratos, pá, machadinha, fogareiro e barracas. Desde nossa chegada inicial ate nossa saída do moot o tratamento e atenção conosco foi maravilhosa.

Os responsáveis por nosso campo nos colocaram próximo a sua base, assim qualquer aviso ou chamado tínhamos a preferência e do que precisávamos éramos prontamente atendidos. Assim que terminamos a montagem do campo, fizemos uma caminhada para explorar o local que era enorme. Tinha muitos pinos e campos. Grama não tinha, só um pasto seco, pois não chove com freqüência o que torna a água algo precioso. Durante o evento muitas vezes foi um caminhão pipa que abasteceu os banheiros para podermos tomar banho. Havia uma grande área coberta com mesas, refeitório e barzinho.

Á noite foi à abertura do evento. Uma mega abertura em um palco com show de luzes, sonorização, vídeos, shows e apresentações de dança e músicas lindíssimas.

Acompanhe as novas aventuras no MOOT 2011!

Mariella Fellini

Núcleo Anita Garibaldi – RS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O MOOT 2011 – “O Desafio é NOSSO” (Parte I)

Aconteceu entre os dias 6 a 11 de fevereiro de 2011, em uma localidade da Região de Maule, zona esta que foi fortemente afetadas pelo terremoto e maremoto de 27 de fevereiro do ano passado e, onde milhares de pessoas perderam suas casas. Esta é uma das razões pela qual o MOOT foi realizado em uma região que requeira o serviço comunitário de bandeirantes e escoteiros.

A cidade sede foi Linares, que fica na região Centro-Sul do Chile. Apresenta um clima temperado e quente com estação seca prolongada. Nesta época do evento predomina o clima quente durante o dia com média de 30º Celsius e 12º á noite e com escassas possibilidades de chuva. Foram convidados jovens e adultos de todo Chile, assim como participantes de toda América e Europa, para desfrutar de um programa de atividades atrativo e interessante durante seis dias de acampamento.

Participamos deste evento em 7 brasileiros do Rio Grande do Sul: 2 no núcleo Anita Garibaldi (Mariella e Mateus) e 5 do Núcleo Guarani (Emerson, Fernanda, Judite, Patrícia e Paula).

MOOT



Nosso vôo saia de Porto Alegre dia 03 de fevereiro, fazia escala em Montevidéu e chegava em Santiago á noite do mesmo dia. Ficamos visitando alguns dos principais pontos turísticos da cidade e arredores durante dois dias.

Dia 06 pela manhã fomos de van com José (nosso guia do moot) até Linares, local onde seria o evento. A paisagem das 4 horas de deslocamento foi praticamente a mesma: cordilheira dos Andes de um lado, de outro a cordilheira do Mar, estrada no meio e plantações nos arredores.

Assim que chegamos no “parque escola” fizemos nosso credenciamento, recebemos nossos lenços específicos e conversamos com os responsáveis da imprensa do evento. Depois descobrimos que esta “conversa” sairia em jornais locais e regionais.

Fomos divididos em: equipe de serviço (Judite e Mateus) e em participantes (Emerson, Fernanda, Mariella, Patricia e Paula) ficando em campos diferentes. A grande maioria era de chilenos, tendo também 30 escoteiros do Uruguai, um da Itália e nós 7 do Brasil.

MOOT III


Em breve acompanhe o resto das novas aventuras no MOOT 2011!

Mariella Fellini

Núcleo Anita Garibaldi – RS

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A RESPEITO DO QUE NOS UNE...

Não há bandeirante que não sinta, nem vocabulário suficientemente capaz de explicar, a magia que é ser parte do MB. Estando distante ou presente semanalmente, o sentimento de VIDA e DOAÇÃO, por aquilo que se acredita, é o mesmo em todos nós. Há pouco mais de um mês, saí de casa; mudei-me para outra cidade deixando dezenove anos de um mesmo quarto para trás. E, ao lado de tudo aquilo que mais amo, no topo da minha pirâmide de saudades, está o BANDEIRANTISMO. Onze anos e meio de freqüência nos sábados de reunião, certamente, influenciaram muito no que sou hoje – sentir-me HUMANA a cada atitude diária, é uma característica que devo basicamente àqueles momentos de minha vida. Os amigos que conquistei, as atividades das quais participei, os sorrisos que admirei, os abraços que recebi, as canções com as quais me emocionei, as fogueiras que presenciei, as vidas que compartilhei, a diferença que um dia fiz, as boas ações que pratiquei, as sinceridades que já senti, o CARÁTER com o qual me formulei continuarão, é certo, comigo a caminhar, em mente e coração. O repentino desligamento físico, no entanto, não poderia vir desacompanhado do aperto no peito e das lágrimas no olhar. Ao falar em VOCÊS, em NÓS, irradio felicidade e orgulho; arrepio-me só em pensar no propósito que defendemos e nos resultados que conquistamos sendo ativos cidadãos-bandeirantes. As emoções que citei, devem-se (creio) ao momento em que chegamos no Movimento; fomos todos acolhidos de maneira tal que seria impraticável qualquer afastamento por inteiro; a primeira mão que nos foi estendida, no início desta jornada, veio acompanhada (lembrem-se) de palavras inclusivas e confortantes – que, como se viessem de um amigo pedindo companhia , receberam-nos calorosamente. Foram e são estas as palavras que me fazem querer estar, longe ou perto, PRESENTE... É esta frase que me faz ter certeza de que em breve estarei - os cumprimentado, AMIGOS - que conheci há anos; amigos de cidades, de estados, de cores, de culturas, de sotaques diferentes. É, enfim, quando repito “UMA VEZ BANDEIRANTE, SEMPRE BANDEIRANTE” que penso na vida que quero continuar tendo com o bandeirantismo sendo parte de minha essência. Onde quer que estejamos, então, sintamos, vivamos, lembremos de nossa promessa e, mais do que isso, vejamos o bandeirantismo refletindo-se em nossos atos cotidianos. Dessa forma, tornar-se-á inevitável a continuidade do “ser bandeirante”, em todos os sentidos que a expressão possa representar. Pensarei sempre, que cada nova fase da vida a relação com o MB se resumirá em:

Não é mais que um ‘até logo’, não é mais que um breve ‘adeus’. Bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver.”


Um beijo, com carinho. SERVIR! Helena Boll

sábado, 2 de abril de 2011

Nem queria mesmo

O Ficha Limpa foi adiado, só vai valer em 2012. E daí? Eu nem queria mesmo...
Sério, não acho necessário. Acho comodismo, coisa que brasileiro adora! Culturalmente os brasileiro, não todos , odeiam pensar. Trabalhamos muito e pensamos pouco.
Pra que pensar se esse político é bom ou ruim? "Que tirem os ruins e facilitem o processo"!
Não, não é assim que deveria ser.
Quer evitar que um ficha suja assuma o poder? Aprende a votar!
Mas aprende a votar direito. Não adianta só não votar no sujeito, cuide o partido. Sabe o Tiririca? Além de este palhaço ter sido eleito, levou consigo mais 3 deputados, que nem receberam muitos votos assim.
Você sabe quem são? Nem eu. E tem gente crente que fez certo, que classifica o voto no Tiririca como “voto de protesto”. Ó gênios! Protestem de um jeito menos preguiçoso, protestem votando em pessoas que mereçam votos.
Isso só comprova que votar é difícil, é complicado, exige dedicação do eleitor.
Quantas pessoas estão dispostas a ter este trabalho? Então, o Ficha Limpa surge como um facilitador e não como um esclarecedor que ele deveria ser. Quando entrar em vigor, o Ficha Limpa será visto como a solução de todos os problemas eleitorais e tornará o eleitor mais preguiçoso, ele vai achar que todos os candidatos são bons, já que passaram pela malha do Ficha Limpa.
Vamos acabar com essa ilusão! O Ficha Limpa não vai garantir nada, absolutamente NADA. Quem decide é o Supremo Tribunal Eleitoral (como fizeram agora)! Se um babaca desses entra com um recurso e bons advogados, passa por cima do Ficha Limpa fácil, fácil... Aliás, sabemos que ele nem precisa disso, pode arranjar um meio muio mais fácil de burlar a lei.

É claro que reconheço a boa intenção do Ficha Limpa, até acho que seria uma baita lei se fosse bem interpretada. Mas não é! Acho um absurdo as pessoas dependerem dela, achar que tudo está perdido porque o Ficha Limpa foi adiado!

Não Brasil, o que está sendo adiado há muito tempo é a formação de eleitores conscientes. Isso é muito mais importante do que qualquer lei.

Fabio Christofoli - RS
Retirado do Blog: http://clubedocamaleao.blogspot.com/
Acesse e confira mais postagens!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...