República Democrática do Congo
Região – África
Fundação do MB – 1928
3º Objetivo do Milênio na República Democrática do Congo
As mulheres tem um status particularmente baixo no país, a situação foi agravada devido a uma longa guerra civil entre 1998 e 2003.
Seguido a guerra, os homens perderam seus empregos e as mulheres se voltaram a atividades geradoras de renda para manter a casa.
Em uma pesquisa global relacionado ao desenvolviento de gêneros, o país está em 151º de 155º países. Esta pesquisa mensura a diferença entre a expectativa de vida, educação e padrão de vida entre homens e mulheres.
Tradicionalmente, esperam que as mulheres realizem todas as tarefas domésticas, assim como carregar cargas pesadas sem intervalos ao longo do dia, a fim de atender as necessidades da família. Esta situação deixa a saúde das mulheres em pior estado do que a dos homens.
As famílias proiorizam a educação para os meninos do que para as meninas.
A violência contra meninas e mulheres de todas as idades é o maior problema pós-guerra no país. Não é conhecido exatamente quantas mulheres já foram violentadas, mas uma estimativa diz que há pelo menos 40mil sobreviventes a violência na República Democrática do Congo.
O Congo é conhecido pelos inúmeros casos de estupros que ocorrem. Muitas mulheres fogem do país.
ResponderExcluirOutro dia um professor meu comentou que fez um trabalho ambiental na Alemanha e que lá existia um grupo do COngo. Segundo ele, as mulheres faziam o trabalho pesado enquanto os homens cruzavam os braços e assistiam. É algo cultural, por isso é mais difícil de ser combatido.
Verdadeiras guerreiras.. que possamos ajudar a mudar essa difícil realidade!
ResponderExcluir