terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Papo Aberto com Rafael Mingothe

rafa

Nome Completo: Rafael Mingothe de Souza

Cidade/Estado: Brasília/DF

Profissão: Professor

Tempo de bandeirante: 17 anos

Cargo Atual no MB: Coordenador de Guias

1) Como e porque você entrou no MB?

Há 30 anos o MB faz a diferença em trabalho social na comunidade onde eu moro. Dificilmente você não encontrará alguém que nunca tenha participado do MB por aqui ou que tenha sido beneficiado por nossas ações e atividades. Por toda essa influência e por uma bela tarde de sol há 17 anos em que o núcleo veio fazer uma atividade na praça em frente a minha casa foi que eu entrei no MB. Lembro-me que era uma loucura de barracas, gente de roupa azul, cordas e eu curioso nada!!! Já fui me esquivando por aqui, olhando por ali daqui a pouco já tava brincando e me divertindo. Fiz minha promessa um ano depois e estou aqui até hoje.

2) O que te motiva a permanecer no movimento?

A capacidade de me emocionar sempre!!! Tem um texto de Orpheu que ele escreveu para sua amada Eurídes: “Eu te amo pelo que se repete e que nunca é igual”. O MB para mim é isso. Não há um encontro ou reencontro em que eu não chore, não me emocione. Não há um cerimonial de abertura ou encerramento em que eu não me sinta feliz em estar ali. Essa vontade mútua de crescimento e progressão, toda sua arte de envolvimento e construções individuais e coletivas. Isso tudo faz de mim um bandeirante apaixonado e honrado em fazer parte de tudo isso!

3) O que é o bandeirantismo na sua vida?

É a parte inefável da minha vida, ou seja, aquilo que eu nunca saberei expressar em palavras. O MB entrou na minha vida como agente de transformação, de mudança plena. Costumo dizer para os meus guias que a FBB é muito mais que uma associação de educação. A FBB é uma máquina que transforma vidas, qualifica pessoas, engrandece os espíritos, enternece as almas e discerne a sabedoria daqueles que fazem parte. Às vezes chego a acreditar que não somos nós que escolhemos ser bandeirantes, mas que de alguma forma muito maior, ele nos escolhe!!! Uma enorme corrente de boas ações, corações puros, vontades, metas e compromissos têm caminhado em quase todo território brasileiro há 90 anos. Isso chega aos corações mais sedentos pela mudança. FATO! Isso é o MB para mim! A vontade de mudança tecida à felicidade de fazer parte! A FBB é TUDO PRA MIM COLEGA!!!!

4) Quem você admira dentro do movimento?

Pergunta difícil essa. Claro que sempre temos muitas pessoas especiais em nossa caminhada bandeirante, no nosso processo de amadurecimento. Mas para mim nesse momento todo o CDE/RS tem sido fundamental na minha caminhada e progressão bandeirante. Márcia Leão (Presidente da FBB/RS) e Márcia Goulart (Coordenadora de B1 – Caxias do Sul), que além de amigas são bandeirantes que me ensinam muito. Elza Nardelli. Presidente, fundadora e mantenedora com sua incrível equipe de voluntárias do meu núcleo. Mãe, exemplo de força e compromisso. A FBB/DF não seria o que é hoje se não fosse essa mulher e seus esforços! Guilherme Assunção (Coordenador de ciranda – Gaia/SC), eterno irmão, sua vontade de crescer me inspira e me orgulha!!! Daniella Avino (Coordenadora Técnica da FBB/SP) que indubitavelmente me salva na hora do desespero e é meu termômetro em atividades nacionais. Uma olhada e eu já estou quieto!!E claro, Maria Lúcia Tavares Ramos, a grande TV!! E para essa gostaria de contar uma coisa. Lembro-me que estava em B2, idade difícil, 13 anos. Eu lia tudo que me davam a respeito da FBB e uma coisa que me chamava muito a atenção eram os nomes das mulheres que faziam parte dos CDN’s pelos anos que se passavam. Achava aquilo um luxo, aqueles nomes. Por exemplo: Maria José de Queiroz Austregésilo de Athayde, Maria Luiza de Vasconcellos e Rosita Sampaio Bahiana. Olha que CHIQUE esses nomes!!! Comecei a copiar os nomes numa folha e colava na porta do guarda roupa (kkkk). Quando cheguei lá pela década de 60 quase 70 encontrei uma nova lista de nomes e nesse veio uma Lúcia Tavares. Lúcia Tavares?? Mas só isso?? Não tem nem Austregésilo? Ou um Vasconcellos?? Como assim?? Quem é essa?? (kkk). Continuei olhando e vi que a moça dali pra frente fez parte de todos os CDN’s. Eu pensava: Ela deve ser importante!!! (Kkk). Vasculhei, vasculhei e descobri que era uma ex funcionária dos correios e que tinha sido essa mesma mulher que tinha desenhado o símbolo da promessa que estava no meu peito! Três anos mais tarde, fui ao FF III e lá tive o prazer de conhecê-la! Quantas coisas já aconteceram desde então. Sei que muitos bandeirantes no Brasil não tem o prazer de ter contato direto com ela, mas eu me sinto honrado em ter. Minha irmã mais velha no MB, minha eterna conselheira, meu exemplo em postura bandeirante e fidelidade com a instituição. Admiro como pessoa, mulher e bandeirante!

5) Como você se definiria fora do Movimento Bandeirante?

Um neurótico (kkk). Na faculdade: Você gosta de trabalho voluntário? Na rua: Vamos fazer um acampamento e gostaria de saber se você pode nos ajudar com a alimentação? Com a família: Anda, anda!! R$ 10,00 de cada um pra festa de natal dos guias! E não reclama não! Você que trabalha no tribunal me dê R$ 50,00! Olave agradece!!! (kkkkk)!Por muito tempo tive duas vidas. Uma bandeirante e outra não-bandeirante. Hoje percebo as coisas de forma diferente. Como acredito que algo muito maior me colocou dentro dessa instituição, trouxe o MB para muito mais que uma extensão dos meus compromissos e sim para o centro deles. Faço diariamente da minha promessa meu oxigênio e força para caminhar e das leis os caminhos que devo seguir. Isso em tudo! Trabalho, escola e família! Meu sobrinho outro dia lavava o carro aqui na frente de casa. A namorada dele chegou e ele deixou a mangueira ligada no chão. Quando vi aquilo gritei: “EIIII!!! E DISSE BP: USAI OS RECURSOS COM SABEDORIA! TA QUERENDO QUEIMAR NO MÁRMORE DA FALTA DE ÁGUA?? ISSO É PECADO!!” (kkkk).

Qual seu hobby: Ler o manual nacional de organização (kkkkkkkkkk). DEUS ME LIVRE!! Mas ler é minha maior diversão!

Música Preferida: You Give Me Something (James Morrison)

O que mais gosta em um acampamento: FOGO DE CONSELHO!!

Qual sua atividade inesquecível: Semana bandeirante – 2010!

Uma frase: "Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida." (Fernando Sabino)

Programa de TV: 15 minutos (Marcelo Adnet – MTV)

Filme ou livro: Ensaio sobre a cegueira (José Saramago)

Lei Bandeirante: “Ser bandeirante é valorizar a estima e a amizade”

DEIXE SUA MENSAGEM AO RAMO GUIA:

Que prazer imensurável sinto em coordenar um clã de guias! O ramo guia está num momento muito importante da sua história. Um momento de mudanças, crescimento e fortalecimento. Toda a equipe nacional tem preparado e se preocupado com esse ramo, seja nos encontros ou na quantidade inesgotável de documentos voltados para os clãs. Mas concomitantemente com a preocupação e empenho do CDN e dos CDE’s, uma outra coisa tem que andar junto a isso: A vontade de cada um! Nós que estamos na ação diária, que estamos envolvidos diretamente nos clãs, que somos guias, GA’s e coordenadores somos os principais responsáveis na mudança de quadro do ramo guia em nível nacional. Tanto na qualidade, quanto no efetivo! Estamos às portas de mais um Fórum do Futuro. É imprescindível que todas as forças, nesse momento, sejam canalizadas para essa atividade. Nas discussões, na preparação, na animação e principalmente na vontade de fazer do Fórum além de uma atividade de encontros e reencontros, uma oportunidade de crescimento e promoção do MB. Somos o futuro de tudo isso!

mingothe

2 comentários:

  1. Rafa,
    Tuas palavras me emocionaram. A tua resposta para o que é o bandeirantismo na tua vida ficou muito linda. Tomara todos conseguissem sentir o MB dessa forma.

    ResponderExcluir
  2. Antes de abrir os comentários, pensei exatamente a mesma coisa que a Márcia; "tuas palavras me emocionaram".. na verdade, emocionam, pois essa não é a primeira vez que leio ou ouço teus sentimentos em relação ao MB.
    Tenho muito orgulho em sentir que tuas descrições encaixam-se perfeitamente em minhas sensações.
    Espero que essa paixão inexplicável pelo Bandeirantismo, sirva-nos sempre como modo de vida.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...