quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ACAMPÃO 2011


Ontem dia 25/01/2011 às 20horas, cerca de 160 Bandeirante de todas as idades e de diversas cidades do Brasil estavam reunidos para a Abertura do IX Acampão!

O Acampão é um Acampamento de Verão organizado pelo Estado do Rio Grande do Sul, que abrange os Grupos B1 e B2 com uma duração de 6 dias.

Certamente um dos laços que nos une é a incrível aventura de um acampamento, esperamos que o Acampão 2011 seja um SUCESSO!



"Sou Bandeirante porque AMO acampar!"



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Corrente de solidariedade

No dia 19/01/2011, na última quarta-feira, o Núcleo Guarani realizou a sua ação para ajudar o próximo!

Das 10 horas às 12 horas, em Caxias do Sul no bairro Ana Rech, os Bandeirantes arrecadaram doações para encaminhar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre roupas, calçados, cobertores, itens de alimentação, itens de limpeza e ração foram mais de 300 doações encaminhadas para a Defesa Civil na tarde de quarta-feira.

PARABÉNS AOS BANDEIRANTES: Camila da Silva, Emilin da Silva, Bruna Bolson, Felipe Mertz, Lucas Oliveira, Herick de Arruda Rodrigues, Inajara de Arruda, Rosangêla Zanchin e Kelly Zanchin.



Elisandra Renosto

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SOS Bandeirantes – Advocacy


Este é um tema para todos os Ramos e principalmente para o Ramo Guia, Coordenadores e Dirigentes.

Podemos atuar em Campanhas de arrecação para vítimas de enchentes. Mas isto só não basta. Temos que entender o por que tudo acontece e o que podemos fazer do mínimo ao máximo para ajudar a diminuir os riscos.


  • Entender para rever conceitos e ter uma visão com maior grau de informação e fundamentação;
  • Discutir;
  • Pronunciar-se;
  • Agir.
Confiram este site: http://www.infobibos.com/Artigos/2010_1/enchentes/index.htm

Lucia TV

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CORRENTE DO BEM!

Queridos Bandeirantes,

Sabemos que nesses momentos de catástrofes, precisamos unir todas as nossas forças, pensamentos e ações, e a fé é um importante instrumento para que consigamos superar as adversidades. Assim, para aqueles que quiserem se unir a nós segue a oração que vimos fazendo.

Essa situação calamitosa que vimos passando é sim um sinal da falta de olhar que temos pelo planeta, pelo outro e pela criação de Deus. Deixamos, a muito, de exercer a nossa lei bandeirante de "ver Deus na criação e preservar a natureza".

Oração:

"Pai amoroso e celestial, peço que abençõe as pessoas atingidas pelas catástrofes da natureza, em especial os atingidos pelas enchentes, e que suas famílias, amigos e entes queridos, procurem em suas palavras uma religiosidade que os auxilie a amenizar as dores e traga a reflexão do que estamos vivendo."

Oferecimento:

Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos..., e rezo especialmente: "Para que as riquezas da criação sejam conservads, valorizadas e colocadas à disposição de todos como dom precioso de Deus à humanidade.

Márcia Leão

Em homenagem a todas as pessoas atingidas pelas catastrófes naturais em todo o mundo, em especial nas enchentes do Rio de Janeiro e São Paulo, copie a oração acima no seu status do facebook, orkut, msn, e passe a diante essa corrente de pensamentos positivos!

Versão Espanhol: "Padre Celestial y amoroso, le pido que bendiga a las personas afectadas por catástrofes naturales, en particular los afectados por las inundaciones, y sus familias, amigos y seres queridos, busque en sus palabras una religión que ayuda a aliviar el dolor y llevar a los reflejo de lo que estamos viviendo. "

Versão Inglês: "Heavenly and loving Father, I ask you to bless the people affected by natural catastrophes, particularly those affected by floods, and their families, friends and loved ones, look in his words a religion that helps to ease pain and bring the reflection of what we are living. "

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SOS Bandeirantes!



Chuvas no Rio:
Número de vítimas na Região Serrana do Rio chega a 385.


Cotidiano: Defesa Civil coloca dez regiões de SP em estado de alerta.

Cotidiano: 66 municípios mineiros em estado de emergência pelas chuvas.



NOTIFICAÇÃO:

Em primeiro lugar, informo a todos que já fizemos contato com pessoas amigas e Bandeirantes que residem nesta àreas Serrana do Rio e São Paulo, e estas estão bem. Por outro lado fomos informados por alguns destes contatos sobre a perda de conhecidos, amigos e funcionários. Há ainda muitas pessoas desaparecidas.

Lamentavelmente mesmo com a situação catastrófica de 2010, os fatos se repetem e como disseram em uma reportagem é uma premissa para coisa pior em 2012. A chuva desta vez não atingiu somente regiões de periferias e bairros populares. Atingiu mansões, prédios, praças, igrejas, etc. Considerada a mais devastadora do mundo!

O Planeta está rugindo de dor e ninguém quer entender,
todos querem apenas usá-lo!


Pronunciamento em 13 de janeiro de 2011
Por Lucia TV

A Cruz Vermelha recebe doações para as vítimas da chuva em todo o Brasil! Os desabrigados e desalojados do Rio de Janeiro e São Paulo precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável.

A FBB está recebendo donativos para encaminhar a Cruz Vermelha, vamos fazer uma CORRENTE DE SOLIDARIEDADE e ajudar ao próximo!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Papo Aberto com Rafael Mingothe

rafa

Nome Completo: Rafael Mingothe de Souza

Cidade/Estado: Brasília/DF

Profissão: Professor

Tempo de bandeirante: 17 anos

Cargo Atual no MB: Coordenador de Guias

1) Como e porque você entrou no MB?

Há 30 anos o MB faz a diferença em trabalho social na comunidade onde eu moro. Dificilmente você não encontrará alguém que nunca tenha participado do MB por aqui ou que tenha sido beneficiado por nossas ações e atividades. Por toda essa influência e por uma bela tarde de sol há 17 anos em que o núcleo veio fazer uma atividade na praça em frente a minha casa foi que eu entrei no MB. Lembro-me que era uma loucura de barracas, gente de roupa azul, cordas e eu curioso nada!!! Já fui me esquivando por aqui, olhando por ali daqui a pouco já tava brincando e me divertindo. Fiz minha promessa um ano depois e estou aqui até hoje.

2) O que te motiva a permanecer no movimento?

A capacidade de me emocionar sempre!!! Tem um texto de Orpheu que ele escreveu para sua amada Eurídes: “Eu te amo pelo que se repete e que nunca é igual”. O MB para mim é isso. Não há um encontro ou reencontro em que eu não chore, não me emocione. Não há um cerimonial de abertura ou encerramento em que eu não me sinta feliz em estar ali. Essa vontade mútua de crescimento e progressão, toda sua arte de envolvimento e construções individuais e coletivas. Isso tudo faz de mim um bandeirante apaixonado e honrado em fazer parte de tudo isso!

3) O que é o bandeirantismo na sua vida?

É a parte inefável da minha vida, ou seja, aquilo que eu nunca saberei expressar em palavras. O MB entrou na minha vida como agente de transformação, de mudança plena. Costumo dizer para os meus guias que a FBB é muito mais que uma associação de educação. A FBB é uma máquina que transforma vidas, qualifica pessoas, engrandece os espíritos, enternece as almas e discerne a sabedoria daqueles que fazem parte. Às vezes chego a acreditar que não somos nós que escolhemos ser bandeirantes, mas que de alguma forma muito maior, ele nos escolhe!!! Uma enorme corrente de boas ações, corações puros, vontades, metas e compromissos têm caminhado em quase todo território brasileiro há 90 anos. Isso chega aos corações mais sedentos pela mudança. FATO! Isso é o MB para mim! A vontade de mudança tecida à felicidade de fazer parte! A FBB é TUDO PRA MIM COLEGA!!!!

4) Quem você admira dentro do movimento?

Pergunta difícil essa. Claro que sempre temos muitas pessoas especiais em nossa caminhada bandeirante, no nosso processo de amadurecimento. Mas para mim nesse momento todo o CDE/RS tem sido fundamental na minha caminhada e progressão bandeirante. Márcia Leão (Presidente da FBB/RS) e Márcia Goulart (Coordenadora de B1 – Caxias do Sul), que além de amigas são bandeirantes que me ensinam muito. Elza Nardelli. Presidente, fundadora e mantenedora com sua incrível equipe de voluntárias do meu núcleo. Mãe, exemplo de força e compromisso. A FBB/DF não seria o que é hoje se não fosse essa mulher e seus esforços! Guilherme Assunção (Coordenador de ciranda – Gaia/SC), eterno irmão, sua vontade de crescer me inspira e me orgulha!!! Daniella Avino (Coordenadora Técnica da FBB/SP) que indubitavelmente me salva na hora do desespero e é meu termômetro em atividades nacionais. Uma olhada e eu já estou quieto!!E claro, Maria Lúcia Tavares Ramos, a grande TV!! E para essa gostaria de contar uma coisa. Lembro-me que estava em B2, idade difícil, 13 anos. Eu lia tudo que me davam a respeito da FBB e uma coisa que me chamava muito a atenção eram os nomes das mulheres que faziam parte dos CDN’s pelos anos que se passavam. Achava aquilo um luxo, aqueles nomes. Por exemplo: Maria José de Queiroz Austregésilo de Athayde, Maria Luiza de Vasconcellos e Rosita Sampaio Bahiana. Olha que CHIQUE esses nomes!!! Comecei a copiar os nomes numa folha e colava na porta do guarda roupa (kkkk). Quando cheguei lá pela década de 60 quase 70 encontrei uma nova lista de nomes e nesse veio uma Lúcia Tavares. Lúcia Tavares?? Mas só isso?? Não tem nem Austregésilo? Ou um Vasconcellos?? Como assim?? Quem é essa?? (kkk). Continuei olhando e vi que a moça dali pra frente fez parte de todos os CDN’s. Eu pensava: Ela deve ser importante!!! (Kkk). Vasculhei, vasculhei e descobri que era uma ex funcionária dos correios e que tinha sido essa mesma mulher que tinha desenhado o símbolo da promessa que estava no meu peito! Três anos mais tarde, fui ao FF III e lá tive o prazer de conhecê-la! Quantas coisas já aconteceram desde então. Sei que muitos bandeirantes no Brasil não tem o prazer de ter contato direto com ela, mas eu me sinto honrado em ter. Minha irmã mais velha no MB, minha eterna conselheira, meu exemplo em postura bandeirante e fidelidade com a instituição. Admiro como pessoa, mulher e bandeirante!

5) Como você se definiria fora do Movimento Bandeirante?

Um neurótico (kkk). Na faculdade: Você gosta de trabalho voluntário? Na rua: Vamos fazer um acampamento e gostaria de saber se você pode nos ajudar com a alimentação? Com a família: Anda, anda!! R$ 10,00 de cada um pra festa de natal dos guias! E não reclama não! Você que trabalha no tribunal me dê R$ 50,00! Olave agradece!!! (kkkkk)!Por muito tempo tive duas vidas. Uma bandeirante e outra não-bandeirante. Hoje percebo as coisas de forma diferente. Como acredito que algo muito maior me colocou dentro dessa instituição, trouxe o MB para muito mais que uma extensão dos meus compromissos e sim para o centro deles. Faço diariamente da minha promessa meu oxigênio e força para caminhar e das leis os caminhos que devo seguir. Isso em tudo! Trabalho, escola e família! Meu sobrinho outro dia lavava o carro aqui na frente de casa. A namorada dele chegou e ele deixou a mangueira ligada no chão. Quando vi aquilo gritei: “EIIII!!! E DISSE BP: USAI OS RECURSOS COM SABEDORIA! TA QUERENDO QUEIMAR NO MÁRMORE DA FALTA DE ÁGUA?? ISSO É PECADO!!” (kkkk).

Qual seu hobby: Ler o manual nacional de organização (kkkkkkkkkk). DEUS ME LIVRE!! Mas ler é minha maior diversão!

Música Preferida: You Give Me Something (James Morrison)

O que mais gosta em um acampamento: FOGO DE CONSELHO!!

Qual sua atividade inesquecível: Semana bandeirante – 2010!

Uma frase: "Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida." (Fernando Sabino)

Programa de TV: 15 minutos (Marcelo Adnet – MTV)

Filme ou livro: Ensaio sobre a cegueira (José Saramago)

Lei Bandeirante: “Ser bandeirante é valorizar a estima e a amizade”

DEIXE SUA MENSAGEM AO RAMO GUIA:

Que prazer imensurável sinto em coordenar um clã de guias! O ramo guia está num momento muito importante da sua história. Um momento de mudanças, crescimento e fortalecimento. Toda a equipe nacional tem preparado e se preocupado com esse ramo, seja nos encontros ou na quantidade inesgotável de documentos voltados para os clãs. Mas concomitantemente com a preocupação e empenho do CDN e dos CDE’s, uma outra coisa tem que andar junto a isso: A vontade de cada um! Nós que estamos na ação diária, que estamos envolvidos diretamente nos clãs, que somos guias, GA’s e coordenadores somos os principais responsáveis na mudança de quadro do ramo guia em nível nacional. Tanto na qualidade, quanto no efetivo! Estamos às portas de mais um Fórum do Futuro. É imprescindível que todas as forças, nesse momento, sejam canalizadas para essa atividade. Nas discussões, na preparação, na animação e principalmente na vontade de fazer do Fórum além de uma atividade de encontros e reencontros, uma oportunidade de crescimento e promoção do MB. Somos o futuro de tudo isso!

mingothe

NOVIDADES

“Ninguém é substituível. A singularidade do que sou, só eu sou. A singularidade do que é você, só você é. O que você não fizer, não será feito do jeito que só você pode fazer. Se você deixar de ser o melhor que pode ser, se desistir de dar o melhor que pode dar, é uma falta inscrita na história do mundo.” – (Eliane Brum)

O Movimento Bandeirante só está vivo há 100 anos no mundo e a 90 anos no Brasil graças as milhares de excelentes pessoas que do seu jeito colaboraram para o desenvolvimento desse ideal de vida, da mesma forma o bandeirantismo mudou a vida de muitas pessoas. Então visando prestigiar e compartilhar um pouco sobre cada um que faz parte desse movimento e sobre cada atividade que marcou a vida de alguém, o Blog Voz dos Guias está inaugurando oficialmente duas novas seções.

MINHA HISTÓRIA INESQUECÍVEL NO MB

Todos nós possuímos um momento ou uma atividade, muitas vezes mais de uma, que marcou a nossa vida e que quando pensamos naquele momento abre-se um belo sorriso em nosso rosto. O objetivo dessa seção é compartilhar estes momentos que vivemos no MB e assim manter viva a chama que aquece nossos corações e nos mantém firmes ao nosso ideal. Esta seção foi inaugurada neste último domingo, dia 09/01, com a muito bem narrada história do CIGGA I por Fabio Christofoli.

E você? Qual a sua história inesquecível dentro do Movimento Bandeirante? Compartilhe conosco essa história e envie para vozdosguias@gmail.com

PAPO ABERTO

Esta seção trará uma vez por mês entrevistas com membros do bandeirantismo. As perguntas boladas pela Equipe do Blog irão retratar fielmente e integralmente a opinião do entrevistado, para que assim possamos saber um pouco mais sobre os nossos irmãos e irmãs bandeirantes.

Hoje, após as 18horas estaremos inaugurando esta nova seção, com a entrevista imperdível e inédita de Rafael Mingothe!

Vanessa Fiuza

domingo, 9 de janeiro de 2011

Caminhando e Cantando

Sempre que penso na minha atividade preferida do MB, uma imagem vem à minha cabeça: bandeirantes enfileirados, com mochilas pesadas nas costas, atravessando uma lagoa sob um sol forte. Essa imagem se tornou símbolo do primeiro CIGGA e também vem sendo utilizada para representar o MB em várias ocasiões. Até no vídeo Institucional ela aparece! Isto porque é uma imagem que diz tudo, que sintetiza toda a essência do Movimento em uma cena. Quando eu tirei a foto, vi tudo isDSC09911so em um segundo, larguei tudo que carregava (e carregava bastante coisa), peguei a máquina e não hesitei. Até hoje me orgulho muito de ter eternizado aquele momento. Me orgulho mais ainda de ter participado dessa atividade inesquecível! Acho que todos que estiveram lá tem uma opinião parecida. Claro que nem todos consideram o CIGGA sua atividade favorita, mas acredito que todos reconheçam que ela foi especial. E o CIGGA foi especial por vários motivos.

Sabedoria e Paisagens

Pra começar, destaco o seu diferencial, que é o fato de ser um acampamento móvel e isso exige muito dos seus participantes. É preciso sabedoria para não ceder ao cansaço, sou seja, é importante saber caminhar, saber se alimentar e se hidratar, saber dividir tarefas e, acima de tudo, saber agir em equipe. É fundamental que o bandeirante siga o Código, pois através dele a pessoa pode compreender o acampamento e aproveitar todas as experiências que ele proporciona. 19451433

Outro ponto positivo do CIGGA I foram as paisagens. Caminhamos por belas e diferentes paisagens! Começamos na cidade, entramos na praia, passamos por diferentes vegetações, voltamos pra praia, dormimos nas dunas... Como esquecer o belo pôr-do-sol que proporcionou muitas fotos a todos? Cenários lindos, que eternamente ficarão gravados na minha memória.

A contagiosa alegria

Por fim, destaco o fator mais relevante para o CIGGA ter sido um sucesso: a alegria. Dizem que quanto maior for a escuridão, mais valorizada será a luz. E foi isso que aconteceu no CIGGA. Tivemos um momento crítico, onde praticamente todos estavam reclamando do acampamento, algo compreensível já que não estávamos acostumados a esse tipo de atividade. Por um instante, todo mundo estava desanimado, louco pra voltar pra casa. O acampamento tinha tudo para ser um fracasso e nunca mais acontecer. Porém... Resolvemos cantar. Antes, é preciso deixar um crédito para nossas amigas argentinas. Vamos admitir, nos inspiramos nelas, que passavam boa parte do tempo cantando. Foi quando elas pararam que resolvemos reagir e demos um show! Nunca vou esquecer a provocação da Elisandra, dizendo que poderíamos ser como elas, mais alegres. Foi aquilo que nos motivou.

Começou timidamente, com uns poucos que estavam na frente, distante da maioria. A música foi ganhando mais força, chamando a atenção de todos. Aos poucos, as pessoas foram se integrando ao grupo da frente e em minutos todos pareciam andar no mesmo compasso. Com uma vontade absurda! Eram músicas de todos os estilos, todos os sabores. Tinha espaço para todos.

A partir deste momento, o acampamento funcionou. Tudo era motivo de festa, de sorrisos. Logo entendemos que reclamar não nos ajudava em nada. Aquele acampamento trabalhou todas as leis do MB, ali vivenciamos o ideal de BP ao extremo. Não duvido que ele estivesse nos observando de algum lugar...

Acho que todo mundo aprendeu alguma coisa com os momentos difíceis e agradáveis que passamos lá. Entendemos que para as coisas funcionarem, era preciso buscar energia na alegria. Quando chegamos ao ponto final da caminhada, queríamos mais! Queríamos cantar “Orangotango do Mal”, queríamos dançar “La Palmera”, queríamos experimentar aquilo tudo só mais um pouquinho... Por esses motivos, o CIGGA de 2007 foi a minha atividade inesquecível.

DSC09912P1013133

Fabio Christófoli – Coordenador de B2

Núcleo Jaime Rolemberg - Porto Alegre/RS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2011 de cara nova!

“Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos.” -Luís de Camões

Nos últimos dias a Equipe do Blog VOZ DOS GUIAS esteve trabalhando para trazer uma nova cara ao nosso já conhecido blog.

Primeiramente gostaria de agradecer ao Fabio Christofoli e a Helena Boll, ambos de POA, por não apenas fazerem parte da Equipe, mas colaborarem ativamente em todos os aspectos para o crescimento do mesmo.

Em segundo, gostaria de anunciar que além das novidades já disponibilizados no blog, como: curtir do facebook, cadastro para receber atualização por e-mail, avaliação através de estrelas, o você poderá gostar também, além do novo layout e outras funcionalidades, estaremos inaugurando nos próximos dias novas SEÇÕES e trazendo muitas NOVIDADES!

No ano de 2011 o Blog Voz dos Guias está de cara nova, VOCÊ NÃO PODE PERDER!

PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO:

- Sua opinião é muito importante para o crescimento do nosso espaço, por isso pedimos que você comente nos posts e vote nas nossas enquetes!

- EM BREVE serão lançadas novidades a respeito do logo e do slogan do blog, já vá pensando em algumas ideias!

Vanessa Fiuza

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...