Então, bandeirante, preparado para ir às urnas neste domingo? Já escolheste teus candidatos?
Se não, trago a esta nossa ‘página cidadã’ mais umas dicas para a construção do teu voto consciente. As informações que listarei abaixo foram retiradas de um material muito interessante – formulado pelo Programa Portas Abertas do MP -, que chegou frente às minhas vistas hoje e, como referem-se ao exercício da cidadania no âmbito político, achei bacana estendê-las a ti.
“O voto consciente é a melhor opção!”
Antes de votar, avalie seu candidato:
*CORRUPÇÃO – Teu candidato já foi acusado por corrupção? As acusações foram comprovadas? Ele responde por algum processo judicial?
*RESPEITO AO ELEITOR – Teu candidato foi eleito e não compareceu às assembléias? Ele presta contas do que fez no exercício do mandato – pelo menos uma vez antes do período eleitoral?
*MAU USO DA FUNÇÃO PÚBLICA - Teu candidato praticou nepotismo (empregar parentes em órgãos públicos)? Utilizou dinheiro público para enriquecimento pessoal? Direcionou recursos públicos para atender interesses de seus aliados?
*COMPROMISSO COM A VERDADE – Teu candidato apresenta dados falsos em relação a obras e realizações de sua administração? Faz promessas que não podem ser cumpridas?
*RESPEITO PELO PROCESSO DEMOCRÁTICO – Teu candidato conquistou teu voto oferecendo algum favor ou vantagem (emprego, alimentos, remédio, etc.)?
*COMPROMISSO COM A CIDADANIA – Teu candidato se mostra disposto a respeitar as leis e cumprir decisões judiciais? Melhorar a qualidade da educação? Melhorar a rede de saúde? Realizar uma administração transparente?
Pesquisa, tchê, ainda há tempo!
Além desse pequeno esquema de orientação para a formulação do teu voto, outro mecanismo que tu podes (e deves) utilizar é a chamada Plataforma Ambiental.
Através dessa iniciativa, é possível aliar (com eficácia) preocupação ambiental à escolha política. Acessando ao site http://www.sosma.org.br/plataforma/ , encontrarás um espaço para convocar teu candidato a se comprometer com os programas ecológicos previstos por lei e para buscar informações a respeito das realizações em cada estado brasileiro.
Por sermos Bandeirantes, temos uma mentalidade voltada à preservação da natureza, ao cuidado atencioso para com o mundo que nos cerca, por mais frágil que ele seja; numa decisão em que o futuro do país está em jogo, não há como simplesmente esquecermos nossos princípios mais básicos.
Neste final de semana, portanto, teremos a oportunidade de pôr em prática nossa palavra de comprometimento; com o voto consciente definido – com base, também, em questões ecológicas – estaremos agindo, claramente, de acordo com nossa ética e fundamentos.
Helena Boll
Nenhum comentário:
Postar um comentário