terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dias Contados!

Todos nós sabemos que após algum tempo no Movimento Bandeirante, passamos a viver dois mundos: O mundo REAL e o mundo BANDEIRANTE. Você já pensou quanto tempo dedicamos ao Movimento Bandeirante?

ATIVIDADE BANDEIRANTE:
Tempo: 3hrs
1 vez por semana ao longo de 10 anos:
54 dias

ACAMPAMENTO BANDEIRANTE:
Tempo: 32hrs
3 vez ao ano ao longo de 10 anos
40 dias

REUNIÕES FORA DE HORÁRIO:
Tempo:1hr e 30min
2 vez ao mês ao longo de 10 ano
15 dias

ATIVIDADES COMUNITÁRIAS:
TEMPO: 3hrs
3 vez ao ano ao longo de 10 anos
4 dias
FAZENDO PIONEIRIAS:
Tempo: 2hrs
5 vezes ao ano ao longo de 10 anos
4 dias

EM FERRADURA:
Tempo: 20min
2 vezes por semana ao longo de 10 anos
8 dias

FOGO DE CONSELHO:
Tempo: 1hr
3 vezes ao ano ao longo de 10 anos
2 dias

BIVAQUE:
Tempo: 12hrs
2 vezes ao ano ao longo de 10 anos
10 dias

ACANTONANDO:
Tempo: 32hrs
1 vez ao ano ao longo de 10 anos
13 dias

TOTAL:
150 dias em 10 anos
Cerca de 5 meses – 3600horas


A média de 5 meses parece muito pouco por tudo que realizamos e nos dedicamos dentro do Movimento, não acha? E você, lembra de mais alguma coisa em que usamos nosso tempo dentro do MB?

Vanessa Fiuza

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sexo, Bom ou Ruim?

Sexo, oh palavra simples e linda de se falar naqueles momentos em que você esta com a pessoa perfeita, quando se encontram somente vocês dois, na sua casa, carro, onde for melhor e mais especial para você, e cochichar a ela ou ele: vamos fazer sexo? Pois fazer sexo e bom e agradável a todos os seres. Sim é bom, mas vamos falar de outra coisa, algo mais delicado, você, é você mesmo... sem dúvida gosta de fazer sexo, mas com camisinha certo?

Hum... camisinha, a única coisa que previne as doenças sexualmente transmissíveis, peguei pesado agora, chegou a ficar sem tesão, mas por que você perdeu o tesão? Eu só estou comentando algo que ocorre em toda a parte do mundo.

Diz-me, qual a dificuldade de utilizar a camisinha? Ela não te machuca, não tira a sua ereção ou tesão, e nem vem falar que aperta que já temos diversos tamanho, e até mesmo com sabores ou estimulantes. Ai você vai dizer que não gosta, “a tá“, você não vai gostar é de ter um filho com seus 17, 18, 19 anos ou até menos, ter que recriar uma nova vida, deixar toda a sua juventude de lado, começar a trabalhar para sustentar a sua família. Sim, isso mesmo, deixar seus amigos de lado, festas, pegação, até mesmo o sexo com outras pessoas.

Hum... que coisa ruim, para alguém tão novo, mas falamos apenas da gravidez, e não das doenças que são transmitidas pelo sexo, isso sim é ruim. Imaginam ficar a sua vida tomando remédios, e não estou falando de um, dois, e sim trinta, quarenta tipos diferentes de medicamentos, sendo obrigado a tomar na hora exata, pois pode piorar a situação da doença. Dependendo da doença, você sabe que pode morrer a qualquer momento como a Aids , uma das doenças sexualmente transmissíveis, que já esta em qualquer lugar, e não tem cara, cor ou cheiro, isso mesmo, você não tem a mínima idéia de quem pode ter, podendo ser aquela pessoa linda, perfeita. E no fim, pronto você pegou Aids.

Você mesmo, que estava tão a fim de fazer sexo com aquela pessoa e nem se lembrou de usar a famosa camisinha que poderia te salvar.

Então minha gente, jovens, adolescentes, adultos e idosos todos temos o direito de usar a camisinha, para não termos que mudar o nosso futuro tão esperado e planejado .

Pense com consciência use camisinha e viva a vida!

Guilherme Assunção

Coordenador de Ciranda - Núcleo Gaia

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ouça, Aprenda e Viva...

Neste final de semana os coordenadores, guias e GAs do Núcleo Gaia receberam o treinamento do Projeto Ouça, Aprenda, Viva, projeto este que trata de DST/Aids. Ministrado pelo Cazu, idealizador do projeto e pela Márcia Leão que também é da comissão do Projeto.

Foram dois dias e meio de EXTREMO aprendizado, apesar de praticamente todos do Clã já terem prévios conhecimentos sobre o assunto o modo com que tudo foi abordado nos deu uma nova visão.

Aprendemos dinâmicas, discutimos idéias, ouvimos o depoimento da dona Helena uma voluntária do GAPA que cuidou do primeiro caso de AIDS do estado e acima de tudo nos sensibilizamos e nos preparamos para sermos AGENTES MULTIPLICADORES.

Todos receberam material para estudar em casa e espero que o façam, pois eu já comecei :)

Temos que ajudar a abrandar com essa epidemia no nosso estado e no mundo.

Agradecimento especial ao Cazu que passou o final de semana aqui conosco dando este treinamento.




Beijos, SERVIR!
Laura de Freitas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Material de Campanha Eleitoral

Apenas a divulgação de uma boa ideia que une política, meio ambiente e (por que não?) reconquista da dignidade:

http://blog.eco4planet.com/2010/10/material-de-campanha-deveria-ser-reciclado/

A necessidade de reciclagem de material de campanha eleitoral é grande. Como ficou a cidade de vocês no dia das eleições? Em Porto Alegre, conto-lhes, encontrava-se 'santinhos' por todos os cantos de cada rua.

A panfletagem, neste caso, representa um forte instrumento de liberdade de expressão. Não mentirei, os papéis, em dia de campanha, passam-me uma incrível sensação de exercício da democracia, mas o problema vem logo depois; quando o processo eleitoral se encerra, as zonas de votação fecham as portas, e os panfletos permanecem.

Em várias ruas de POA, os garis fizeram excelente trabalho, raparei. Porém, talvez por se tratar de uma grande cidade, nem todas as ruas voltaram ao seu estado de relativa limpeza anterior.

Algumas medidas poderiam ser tomadas sem que o tal clima democrático fosse afetado e, menos ainda, o meio ambiente. Além de garis, os próprios partidos, por exemplo, poderiam reunir seus militantes para realizar "pente fino" nas regiões. E, depois disso, toda a montanha de materiais poderia ser reciclada conforme mostra a reportagem acima.

O interessante da matéria apresentada é, também, o trabalho da ONG citada que, além conseguir ampliar as metas de reflorestamento, vem fornecendo aos presidiários uma ocupação que poderá transformar seus pensamentos e ainda fazer com que sejam melhores aceitos na sociedade quando tiverem suas penas cumpridas.

Helena Boll

sábado, 9 de outubro de 2010

Você sabia?

A Associação Mundial de Bandeirantes abrange cerca de 10 milhões de membros em 145 países localizados em cinco regiões: África, Arábia, Pacifico da Ásia, Europa e Hemisfério Ocidental. O Brasil faz parte da Região do Hemisfério Ocidental que abrange cerca de 4milhões de bandeirantes em 36 países, do Canadá a Argentina incluindo o Caribe.

O Hemisfério Ocidental foi fundado em 1940, e forma a região com mais membros de toda a Associação Mundial. Visa proporcionar para os jovens a oportunidade de desenvolver a liderança, ações de Advocacy através da participação de eventos internacionais, seminários e workshops.

Como funciona a estrutura das regiões? Uma vez a cada três anos, os países-membros de cada região se juntam na “Conferência Regional” para discutir preocupações importantes para o desenvolvimento do Bandeirantismo na sua região. Esses eventos trazem a oportunidade de treinamentos e momentos de partilhar preocupações e experiências.

Na “Conferência Regional” também é eleito um Comitê de seis membros para fazer com que as idéias se tornem ações. Cada membro eleito fica por três anos e pode ser re-eleito por um segundo período de três anos. O Comitê deve incluir ao menos um membro jovem abaixo dos 30 anos de idade. Os membros eleitos são votados pelos países-membros da região.

LIMA/PERU – Junho de 2010

Vanessa Fiuza - Nucleo Irmao Bonifacio

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ao Infinito e Além!


Mas não precisa ser assim...
BANDEIRANTES, AO INFINITO E ALÉM
(ALÉM DO PETRÓLEO)!
Helena Boll e Vanessa Fiuza

sábado, 2 de outubro de 2010

CHEGAMOS À RETA FINAL!

Então, bandeirante, preparado para ir às urnas neste domingo? Já escolheste teus candidatos?


Se não, trago a esta nossa ‘página cidadã’ mais umas dicas para a construção do teu voto consciente. As informações que listarei abaixo foram retiradas de um material muito interessante – formulado pelo Programa Portas Abertas do MP -, que chegou frente às minhas vistas hoje e, como referem-se ao exercício da cidadania no âmbito político, achei bacana estendê-las a ti.



“O voto consciente é a melhor opção!”


Antes de votar, avalie seu candidato:

*CORRUPÇÃO – Teu candidato já foi acusado por corrupção? As acusações foram comprovadas? Ele responde por algum processo judicial?


*RESPEITO AO ELEITOR – Teu candidato foi eleito e não compareceu às assembléias? Ele presta contas do que fez no exercício do mandato – pelo menos uma vez antes do período eleitoral?


*MAU USO DA FUNÇÃO PÚBLICA - Teu candidato praticou nepotismo (empregar parentes em órgãos públicos)? Utilizou dinheiro público para enriquecimento pessoal? Direcionou recursos públicos para atender interesses de seus aliados?


*COMPROMISSO COM A VERDADE – Teu candidato apresenta dados falsos em relação a obras e realizações de sua administração? Faz promessas que não podem ser cumpridas?


*RESPEITO PELO PROCESSO DEMOCRÁTICO – Teu candidato conquistou teu voto oferecendo algum favor ou vantagem (emprego, alimentos, remédio, etc.)?


*COMPROMISSO COM A CIDADANIA – Teu candidato se mostra disposto a respeitar as leis e cumprir decisões judiciais? Melhorar a qualidade da educação? Melhorar a rede de saúde? Realizar uma administração transparente?



Pesquisa, tchê, ainda há tempo!


Além desse pequeno esquema de orientação para a formulação do teu voto, outro mecanismo que tu podes (e deves) utilizar é a chamada Plataforma Ambiental.



“A Plataforma Ambiental para o Brasil é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e traz os princípios básicos e alguns dos temas que deverão ser enfrentados na próxima eleição a presidente e legisladores federais (senadores e deputados federais).”



Através dessa iniciativa, é possível aliar (com eficácia) preocupação ambiental à escolha política. Acessando ao site http://www.sosma.org.br/plataforma/ , encontrarás um espaço para convocar teu candidato a se comprometer com os programas ecológicos previstos por lei e para buscar informações a respeito das realizações em cada estado brasileiro.



“Ser GUIA é ... Agir de acordo com os valores éticos e dar o exemplo.”


Por sermos Bandeirantes, temos uma mentalidade voltada à preservação da natureza, ao cuidado atencioso para com o mundo que nos cerca, por mais frágil que ele seja; numa decisão em que o futuro do país está em jogo, não há como simplesmente esquecermos nossos princípios mais básicos.


Neste final de semana, portanto, teremos a oportunidade de pôr em prática nossa palavra de comprometimento; com o voto consciente definido – com base, também, em questões ecológicas – estaremos agindo, claramente, de acordo com nossa ética e fundamentos.

Helena Boll

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...