terça-feira, 28 de setembro de 2010

Crie uma camiseta do centenário e mude vidas!

Esta é a sua oportunidade para fazer com que sua voz seja escutada!


Bandeirantes do mundo todo podem entrar nesta emocionante competição pela chance de ver seu próprio design em uma camiseta. Todo o lucro da venda das camisetas irá ajudar a transformar as vidas de crianças e jovens em toda parte através de ações como programas de liderança, trabalho internacional de advocacy e projetos comunitários.

Todos os projetos de camiseta devem refletir o tema do centenário “100 anos mudando vidas”.
Assim existem três categorias, baseadas nos temas anuais do Centenário.


2010 - PLANTAR 2011 - CRESCER 2012 - COMPARTILHAR


Os vencedores serão julgados por sua originalidade e por sua habilidade de criativamente representar os temas do Centenário. Os juízes serão uma seleção de voluntários.


As inscrições devem ser feitas até 11 de outubro de 2010. As inscrições recebidas após esta data não serão aceitas.


PRÊMIOS:


As camisetas vencedoras serão exibidas no site da WAGGGS e na Revista “Nosso Mundo”
juntamente com uma entrevista com o designer vencedor.

As camisetas estarão à venda na loja on-line da WAGGGS e o dinheiro arrecadado irá para o
Fundo Global.


O vencedor receberá:
– 10 camisetas exclusivas
– Certificado e cópia emoldurada do design da camiseta premiada
– Pacote com Presentes do Centenário

Regras:


Todas as inscrições devem receber permissão de suas organizações membros. Ao entrar na competição você está dando a WAGGGS o direito de usar seu projeto em produtos que serão vendidos. Todos os lucros irão apoiar a WAGGGS e o Bandeirantismo internacionalmente.



Interessados entrar em contato: vanessa.fiuza@hotmail.com


Reportagem criada através de material recebido pela FBB e tradução website da Associação Mundial: http://www.wagggsworld.org/es/news/20616


Vanessa Fiuza

domingo, 26 de setembro de 2010

Jovens do MB, Guias, GAs e Coordenadores

Minha primeira reação ao ver este BLOG – MARAVILHA!!!!

Maravilha porque acredito no potencial dos nossos jovens e sempre espero que deles também surjam reações, iniciativas, idéias, ações que os qualifiquem como agentes do Futuro.

Como dizia Baden Powell resumidamente, é muito fácil cobrarmos dos governantes e dos outros. Isto é cidadania passiva, e isto não interessa ao nosso Movimento. Temos que construir a nossa Nação Bandeirante com CIDADÃOS ATIVOS, corajosos, capazes de pensar e agir com responsabilidade no uso de seus direitos e deveres e frente às questões do mundo. Só assim poderão contribuir nas mudanças.

Esta iniciativa foi maravilhosa e parabenizo os responsáveis. Este Blog é uma motivação, e uma forma de incentivar a preparação dos jovens para as ações de “Advocacy” Digo preparação, porque precisamos dar ainda alguns passos que considero importantes para sairmos da fragilidade da constituição e ação do Ramo Guia na FBB.

A nossa prontidão está ainda fragilizada, pouco fazemos para atuar nas questões que afetam os jovens. Não podemos alçar vôos, sem asas. Por isto, esta é uma grande iniciativa para unir os jovens em uma reação positiva, construtiva e relevante para mudar o status atual deste Ramo.

É urgente abrir as portas dos Clãs, dos Núcleos e Estados para mais jovens, sair do conformismo dos “poucos” e serem “muitos” e isto depende de todos.

Nossa Organização frente a muitas outras da WAGGGS, é privilegiada em recursos materiais, tecnológicos, possibilidade financeira, espaços, e como todas uma juventude com potencial maravilhoso.

Ao fortalecer a prática do SERVIR inseridos no contexto de suas comunidades é que chegarão de uma forma consciente e responsável as ações e projetos de “Advocacy”.

Vamos nos preparar, procurem ler os documentos já encaminhados, os projetos e ações já sugeridos, discutam, aprendam mais, ajudem mais, cresçam realizando. Utilizem os espaços democráticos da Organização como as Assembléias de Clãs, de Núcleo, Estado e Nacional para treinamentos, manifestação de idéias, apresentação de propostas, apresentação de resultados e decisões. Todos nós Dirigentes estaremos apoiando vocês.

Vamos dar uma nova vida, uma “nova cara” a este Ramo, a força jovem do MB. O Fórum do Futuro V será ano que vem. Esta será a oportunidade para motivar o crescimento e as realizações e chegar neste evento com muita gente, muita coisa para falar e com muitos resultados a apresentar.

Batam forte no peito dizendo “Eu acredito que podemos crescer, eu acredito que podemos ajudar o mundo a melhorar”.

Obrigada jovens, obrigada Vanessa, Helena e todos os responsáveis por esta MARAVILHA.
Deus lhes abençoe!

Lucia TV

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Censo 2010

No dia 1º de agosto de 2010, iniciou-se a coleta de dados para o Censo 2010. Até o fim do mês de agosto, 48% da população já havia sido contada, cerca de 92,7 milhões de pessoas.

O que é o Censo? O censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

Para que? O censo define, entre outros fatores, a quantidade de vereadores em cada cidade e identifica as mudanças sociais desde o último censo, em 2000. É importante lembrar que é através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro.

A divulgação das informações ocorrerá em dezembro de 2010. Para acompanhar o andamento da coleta de dados no seu Estado e em todo o país, acesse: http://www.censo2010.ibge.gov.br/


Os recenseadores já passaram na minha casa para coletar os dados, e na sua?



Vanessa Fiuza
Núcleo Irmão Bonifácio

terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Levante-se e Faça Barulho"

A Associação Mundial chama todos os seus membros para falar em alto tom contra a pobreza fazendo parte da ação “Levante-se e Faça Barulho” nos dias 17 a 19 de setembro. A campanha irá ver pessoas de todos os lugares do mundo fazendo barulho, qualquer tipo de barulho, para provocar conscientização a respeito do problema.


Porém nós não precisamos esperar até o dia 17 para participarmos da campanha. Podemos começar gravando nossas “Mensagens de Coração Batendo” AGORA, simplesmente grave o ritmo de uma batida de coração ou qualquer tipo de barulho e grave sua mensagem para o resto do mundo.


A mensagem sugerida é: “Para combater a pobreza, nós precisamos menos conversa e mais ação! Faça seu coração bater pelos Objetivos do Milênio.”


Você pode gravar com o seu Clã de Guias, com seu Núcleo ou até mesmo sozinho! Use seu celular ou máquina fotográfica para registrar o barulho que você faz pela causa!


Envie a sua gravação para development@wagggsworld.org ou envie fotos e a descrição da sua atividade!



Tradução do site da Associação Mundial: http://www.wagggsworld.org/en/news/20480

Vanessa Fiuza - Núcleo Irmão Bonifácio

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

E o nosso lema é SERVIR!

Este sábado para o Clã Maia foi muito desafiador, mas ou mesmo tempo prazeroso. Como os dois coordenadores não puderam comparecer a sede, nós tivemos que assumir a Ciranda, assim sem planejar nada, na surpresa.

O Maurício nos reuniu e mandou um grupo planejar a atividade rapidamente enquanto ele e um outro grupo os distraiam, assim feito as pessoas encarregadas do planejamento começaram a pensar no que fazer. Acabou que este grupo se dividiu em dois e saiu uma atividade de nós e uma gincana sobre a simbologia do grupo Mogai, gincana esta que consistia em os pequenos terem que associar cores com simbolos. (Exemplo: uma das sextilhas se chama Raiozinho de Sol e o tótem é um sol amarelo no fundo vermelho, sendo assim eles tinham de associar que a cor vermelha correspondia ao papel com um sol desenhado). Eles adoraram, os integrantes mais tímidos se soltaram graças a mediação das guias que estavam aplicando a dinânica e pelo que vi, entenderam direitinho a proposta da mesma.
Logo após voltamos para a sede e ensinamos a eles o nó direito, alguns tiveram mais facilidade, outros mais dificuldade e alguns não conseguiram. Mas ficou a promessa de sábado que vem tentar novamente. O importante no trato desta idade é nunca dizer que não conseguiu, ou que está errado temos que achar formas de mostra-los que "talvez fazendo deste jeito" seja melhor. Temos que sugerir alternativas para que eles façam suas escolhas e mesmo que erradas, não podemos influênciar. Apenas MEDIAR! O bom e velho "aprender fazendo".

Bom, acho que ao final da tarde o Clã toda apesar de cansado estava muito satisfeito, pois o dia serviu para mostrar para nós mesmos que somos capazes de fazer coisas boas assim tão rapidamente e que principalmente temos tato o suficiente para cuidar dos pequenos (que aqui no Gaia são bem pequenos mesmo, a maioria transita entre 5 e 6 anos). Não sei os outros, mas EU quero mais atividades assim, o Clã todo envolvido com eles, querendo ou não nós somos os mais velhos e somos referências. Nada melhor que passar atividades e ensiná-los sobre o movimento para sermos ainda mais referências.

Beijos, SERVIR!
Laura de Freitas
Núcleo Gaia

domingo, 12 de setembro de 2010

AIDS: o preconceito NÃO É a cura!

Todos os dias 6,8 mil pessoas são infectadas pelo vírus HIV e 5,7 mil morrem em conseqüência da Aids - a maioria por falta de prevenção e tratamento. O número de novas infecções vem diminuindo, mas o número de pessoas que vivem com a doença continua a aumentar junto com o aumento da população mundial e da maior expectativa de vida dos soropositivos. Houve avanços importantes e o monitoramento progrediu. Mesmo assim, só 28% do número estimado de pessoas que necessitam de tratamento o recebem.”

Os trecho acima foi extraído de uma página da Unicef que trata sobre o chamado “Desenvolvimento do Milênio”, cujo o 6º objetivo principal é o ‘combate mundial do HIV/Aids, da malária e de outras doenças’. Lendo essa pequena matéria, fiquei estarrecida com os números citados, pois – apesar de trabalharmos com o tema no Bandeirantismo – desconhecia tamanha realidade.

Apesar de haver dados que confirmem que a infecção por doenças sexualmente transmissíveis, atualmente, se dê em maior parte em adultos (a partir de 40 anos), não podemos desconsiderar nosso papel fundamental como – jovens e, além disso, bandeirantes – agentes e comunicadores na sociedade.

A partir do momento em que nos comprometemos com o próximo em nossa promessa, disseminar modos de prevenção e incentivar o seu uso, tornou-se um dever. Nossos métodos devem-se pautar não só no desenvolvimento do POAV (Projeto Ouça, Aprenda, Viva), mas também diariamente nas conversas com os amigos; afinal, quantos de nós já não ouvimos que ‘transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel’? Ou o típico discurso de que ‘na hora H, não há tempo pra pensar na prevenção’? (E quando haverá? Quando for tarde e não tivermos outra saída senão o coquetel de tratamento?)

Além do fato de a prevenção ser tratada como banalidade, é comum escutamos inúmeros ‘especialistas’ discursando sobre a transmissão das tais doenças. Sempre surgem aqueles que na hora do dever se escondem e na hora de julgar se erguem cheios de razão, falando asneiras como se fossem grandes conhecedores do assunto. O que não falta por aí, infelizmente, é gente afirmando com toda a certeza que o HIV é transmitido pelo beijo, pelo toque, pelo uso dos mesmos talheres ou assentos; o remédio pra AIDS é, nessa visão torpe, a exclusão do soropositivo.

Percebemos, através desse raciocínio, que o preconceito é formulado com base na petulância de muitos e na completa falta de informação da maioria. A discriminação e a ignorância são, então, as piores barreiras para a melhoria do panorama mundial atual.

Como bandeirantes, e cidadãos ativos, devemos – mais uma vez - fazer nosso papel para barrar os assustadores índices de óbitos diários; devemos incentivar e exigir o uso do preservativo sempre, e alertar a todos com quem convivemos que um soropositivo, não deixa de ser gente por adquirir a doença; devemos buscar, portanto, deter os tão prejudiciais preconceito e ignorância. Nossos ideais só serão conquistados, enfim, através da vasta informação e comunicação.

P.S.: Vale à pena buscar conhecer mais sobre o DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO, e também, sobre as formas de infecção por HIV. Fica a dica! ;]

Helena Boll

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"...alto civismo no peito trazei..."


Pela segunda vez o Núcleo Gaia desfilou 7 de setembro juntamente com o exército, como convidados, já que nossa sede fica dentro de um batalhão.
No momento que entramos na passarela o coração foi a mil, representar esta instituição tão bonita e que tanto gostamos é muito legal, ainda mais que quando estávamos no meio do trajeto um texto explicativo (e exaltador) sobre o Movimento foi dito pelo narrador. Não houve jeito de segurar o sorriso no canto da boca.
Desejamos por muitos anos participar desta data cívica levando o nome dos Bandeirantes do Brasil para todos na passarela e mostrando que a juventude ainda honra a pátria.

"Alto civismo no peito trazei"












Beijos, SERVIR!
Laura de Freitas
Guia do Núcleo Gaia - SC

domingo, 5 de setembro de 2010

...porque juntos podemos mudar o mundo!

"No confronto entre o rio e a rocha, o rio sempre ganha...
Não é graças à sua força, mas sim a sua perseverança!" - Anônimo

Segundo a nossa enquete da semana a maioria de nós já está sabendo o que é ADVOCACY, porém para reforçarmos a ideia e multiplicarmos esse conhecimento para quem ainda não está totalmente por dentro esse será o assunto da nossa postagem de hoje.

A ação de Advocacy garantirá que sejamos reconhecidos e escutados como organização que se pronuncia de forma clara e que empreende ações sobre questões que afetam os jovens, conseguindo assim, uma mudança positiva.

O termo Advocacy provém do latim 'propugnare' e significa "defender, amparar". Nós o empregamos para descrever um processo democrático em particular, onde indivíduos ou agrupamentos de pessoas exercem diversas iniciativas para tentar influenciar aqueles que tomam as decisões que afetam nossas vidas. Advocacy consiste também em defender uma causa em que se acredita e tentar mudar as vidas das pessoas com a finalidade de construir um mundo melhor.

Abaixo segue um esquema para tentarmos compreender e não esquecermos mais do real objetivo do Advocacy e da Ação Comunitária:

Ou seja, com o Advocacy focamos em MUDAR UM PROBLEMA, com uma Ação Comunitária queremos MUDAR AS PESSOAS! Mas é importante lembrar que nem toda Ação na Comunidade é uma ação de Advocacy, mas uma Ação na Comunidade pode se transformar em uma ação de Advocacy.

"Não pense em si, pense no seu país e no benefício que de seu trabalho poderá advir pra outras pessoas" - Baden Powell

E agora está ainda mais claro? Os Clãs do RS e SC se comprometeram a iniciar suas ações de Advocacy... Quais os objetivos e as ações do projeto do seu Clã??? COMENTEM!

Vanessa Fiuza

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...