Jerônima Mesquita, nascida em Minas Gerais em 30 de abril de 1880, foi enfermeira, líder feminista brasileira e fundadora do Movimento Bandeirante do Brasil. Em sua homenagem, 30 de abril é, no Brasil, o Dia Nacional da Mulher.
Foi uma das ilustres brasileiras que viveram no início do século 20. Ainda moça foi concluir seus estudos na Europa e, retornando, após observar outro tipo de vida, não se conformou com a situação preconceituosa imposta às mulheres de sua terra natal.
Durante a I Guerra Mundial, Jerônima ingressou como voluntária da Cruz Vermelha de Paris e depois serviu à Cruz Vermelha na Suíça. Retornando ao Brasil, participou da fundação da Cruz Vermelha em nosso país e, em 1947, se uniu a um grupo de mulheres para fundar o Conselho Nacional das Mulheres.
Foi uma importante personagem na luta para que todas as mulheres acima de 18 anos tivessem o direito ao voto. Direito conquistado em 1932. Além disto, atuou ativamente em diversas outras ações e frentes em busca dos direitos das mulheres.
Durante seu período na Europa conheceu o Movimento Bandeirante. Jerônima, então com 29 anos, foi responsável pela fundação do Movimento Bandeirante no Brasil, em 1919.
FELIZ DIA DA MULHER!
E que tenhamos Jerônima como um exemplo de que
JUNTOS PODEMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR!!!!